NLT apresenta estudo de rede IoT para o Porto de Santos

Autor: Mobile Time 03/11/2021 - 19:53
A NLT desenvolveu um estudo de implantação de rede LoRa dedicada para Internet das Coisas no Porto de Santos.
Mobile Time

NLT desenvolveu um estudo de implantação de rede LoRa dedicada para Internet das Coisas no Porto de Santos. Atendendo ao edital de chamamento público nº 01/2021 da Santos Port Authority (SPA) de janeiro deste ano, a análise foi feita em parceria com Everynet e American Tower.

A partir da rede de IoT, a SPA busca melhorar sua eficiência na gestão da infraestrutura portuária, como na redução de filas de caminhões e navios, mobilidade de contêineres, monitoramento de tempo, controle de máquinas e equipamentos, manutenção preventiva e aplicação de inteligência artificial à gestão no porto.

O estudo da operadora baseou-se em práticas que grandes portos no mundo aderiram, como Cingapura, Rotterdam e Hamburgo. Por meio de entrevistas com os líderes das empresas participantes do centro logístico, a expectativa de equipamentos conectados a serem adicionadas são: sensores de umidade do ar, elevadores, temperatura, proximidade, velocidade e presença; e monitoramento de vagas de pátio; sensores de chuva, incêndio, vazamento de gás e ambiental, controle de equipamentos, movimentação de ativos, sistemas de identificação, detecção de movimento; e medidores de energia.

De acordo com a NLT, a totalidade dos entrevistados é a favor da instalação de redes IoT, devido aos baixos preços e consumo de energia dos sensores. Por sua vez, a autoridade do porto considerou que o estudo foi “parcial” pois “não apresentou conclusão cabal” em relação ao potencial de mercado e modelo de negócios.

Além da NLT, Movvtel, Teltex e Kore TM também apresentaram estudos de implantação de rede IoT à PSA.

https://www.mobiletime.com.br/noticias/07/10/2021/nlt-apresenta-estudo-de-rede-iot-para-o-porto-de-santos/



NOTÍCIAS RELACIONADAS