Especialista destaca transformações no mundo digital possibilitadas pela tecnologia 5G no Brasil

Autor: Sucesu-PB 29/11/2021 - 17:55
André Martins atua em uma das associadas da Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba.
Sucesu-PB

A chegada da tecnologia 5G no Brasil vem munida de expectativas de mudanças e novas oportunidades para consumidores e empresas. Nenhuma outra inovação, neste momento, é capaz de acelerar a transformação digital com tanta velocidade e impulsionar o setor de telecom e TI quanto à internet móvel 5G. O CEO da NLT Telecom, operadora exclusiva de telecomunicações para Internet das Coisas (IoT), André Martins, pontuou a relevância do 5G e os impactos que essa tecnologia traz para o país. A empresa em que ele atua é uma das associadas da Sociedade dos Usuários de Tecnologia da Paraíba (Sucesu-PB), entidade sem fins lucrativos e que trabalha para o desenvolvimento da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no estado. 

André, que também é membro do Comitê Institucional da Telcomp (Associação das Operadoras Competitivas) e Líder do Comitê de Redes da ABINC (Associação Brasileira da Internet das Coisas), reforçou, entre outros avanços, como o 5G permite uma comunicação mais rápida, com mais terminais para uma mesma torre e também com uma latência menor – o chamado delay, o tempo entre a informação sair de um aparelho e ir para internet. 

André, qual a relação da tecnologia 5G e as soluções em Telecom?

R: O 5G, que é a quinta geração da tecnologia celular, vem para nos dar mais uma opção de conectividade, mas desta vez trazendo um salto tecnológico muito relevante, pois é capaz de entregar grandes capacidades (acima de 1Gbps) para dispositivos móveis e até para banda larga residencial, substituindo a fibra ótica em alguns casos. Além disso, traz também uma grande inovação que é a computação na borda, que na prática elimina a necessidade dos dados irem até a central da operadora, permitindo operações de latência mínima, viabilizando aplicações até hoje impossíveis, como os carros autônomos.

2 – Falando de Brasil, como o 5G impacta o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação?

R: Os impactos são enormes. Desde a possibilidade de capacidades de transmissão equivalentes a fibra ótica, mas sem a necessidade de construção de grandes redes de fibra, até a possibilidade de aplicações práticas de baixa latência, tais como os veículos autônomos citados anteriormente e telemedicina em tempo real. Com certeza, o campo de TIC se abre para novas possibilidades com o 5G.

3 – Sobre os possíveis obstáculos para implantação dessa tecnologia em solo brasileiro. Quais seriam? 

R: Sim, como tudo na vida, há obstáculos. O maior deles é a regulamentação das antenas de celular, pois como o 5G utiliza frequências de transmissão mais altas, serão necessárias de 4 a 8 vezes mais antenas do que no 4G. Além disso, também tem a adoção dos novos smartphones 5G que precisam chegar ao mercado com preços acessíveis para a população.

4 – O que você poderia destacar dos benefícios da tecnologia 5G para o público e de que forma as pessoas sentirão a diferença no uso dessa internet aqui no país?

R: O maior benefício para a população, sem dúvida, é o aumento de capacidade de transmissão de dados e a melhoria da qualidade de rede, além de aplicações invisíveis para a população através de soluções de IoT.

5 – A Paraíba deve absorver rapidamente essa tecnologia? Como vem sendo discutida a aquisição da 5G aqui no estado?

R: A Paraíba, além de estar englobada nos lotes nacionais arrebatados pelas operadoras Claro, Vivo e Tim, também está englobada no lote regional que teve o maior ágio do leilão de 5G, com a aquisição pela Brisanet, o que demonstra o grande interesse das operadoras tradicionais, mas também das novas operadoras pela região Nordeste, incluindo a Paraíba. Possivelmente o lote regional Nordeste seja um dos mais acelerados em sua implementação, devido à possibilidade de conversão do ágio em investimentos.

https://www.sucesupb.org.br/noticia/inovacao/especialista-destaca-transformacoes-no-mundo-digital-possibilitadas-pela-tecnologia-5g-no-brasil


NOTÍCIAS RELACIONADAS